- Especificações Técnicas
- Tipo ... Navio misto de 2 hélices
- Construtor ... Bartram & Sons, Ld.
- Local construção ... Sunderland - Inglaterra
- Ano de construção ... 1950
- Ano de abate ... 1974
- Registo ... Capitania do porto de Lisboa, em 13 de Julho de 1950, com o número H 399
- Sinal de código ... C S K N
- Comprimento fora a fora ... 131,42 m
- Boca máxima ... 17,98 m
- Calado à proa ... 7,80 m
- Calado à popa ... 7,80 m
- Arqueação bruta ... 7.655,95 Toneladas
- Arqueação Líquida ... 4.223,83 Toneladas
- Capacidade ... 9.254 m3
- Porte bruto ... 6.761 Toneladas
- Aparelho propulsor ... Dois motores diesel, de 4 cilindros cada, construídos em 1950 por Richardsons, Westgarth & Co. Ld. em West Hartlepool - Inglaterra.
- Potência ... 5.750 cavalos
- Velocidade máxima ... 15,0 nós
- Velocidade normal ... 14,5 nós
- Passageiros ... Alojamentos para 4 em classe de luxo, 60 em primeira classe, 25 em terceira e 298 em terceira suplementar, no total de 387 passageiros.
- Tripulantes ... 120
- Armador ... Companhia Nacional de Navegação - Lisboa
E foi nesta velha carcaça que a origem deste blogue começou.
E agora, passados estes anos todos, até que é agradável recordar os momentos bons por lá passados. Sim porque os maus não são para aqui chamados.
Como grande parte dos comigo começaram este blogue (viagem) sabem, em 2003 deu-me vontade de saber o que era feito destes viajantes, e, juntando-me com o Francisco (Estoril) lá comecei esta maluqueira bem agradável dos almoços.
Cabia-me a mim a responsabilidade de contactar e enviar as fotografias, mas por forte ataque de preguicite não o tenho feito.
Lembrei-me então de aproveitar as novas tecnologias para me redimir e lá recomecei este blogue.
E agora meus amigos vamos lá todos a participar. E não quero desculpas, porque se não sabem mexer nisto, não se envergonhem, peçam aos vossos filhos ou então aos netos. E se não quiserem dizer nada, não digam, mas pelo menos vejam.
Em princípio este blogue pode ser visitado e visto por todos, mas participar só os convidados e registados. Agradeço, portanto, a todos que queiram colaborar que me façam chegar os vossos e-mail para que vos enviar o convite.
Espero nos próximos tempos começar a organizar o blogue de forma a colocar algumas fotos dos diversos encontros e também de algumas recordações de quando eu era um puto.
Então vamos lá a isto…
4 comentários:
Então meus amigos, não há nem um comentário?
Foi uma ideia gira esta do blogue
Só mais alguns dados que descobri a pesquisar na internet, por altura do almoço em Janeiro.
A 28 de Agosto de 1971, o paquete Timor da Companhia Nacional de Navegação, foi afretado pelo Ministério do Exército (por resolução do Governo da Républica Portuguesa, através do Ministro da Marinha), para o transporte de tropas e material de guerra. Enquanto tivesse capitão-de-bandeira, o navio só podia ser utilizado em serviço do Estado, e não comercial.
Nos finais de 1974, deixou de estar ao serviço do Estado Português, tendo sido vendido à empresa de navegação "Guan Guan Shipping", em Singapura. Passou então a chamar-se "Kim Ann" e esteve no activo até 1984, altura em que foi desmantelado.
Um comentário ao "NAVIO PAQUETE TIMOR"
Tenho algumas, poucas, boas recordações! O convivio, a camaradagem que vivemos tanto tempo em cima de água, proporcionaram coisas positivas!
Mas há uma coisa, que considero muito má, que ainda hoje quando me lembro me dói! me arrepia! As condições em que "pessoas" eram forçadas a viajar durante tanto tempo!
Sem querer politizar. Sem querer comparar o ontem e o hoje. Não é ess a minha intenção. Mas, malvado sistema que tais condições proporcionava!
Abraço. Mateus
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