26 maio 2010

Um pedido por Timor

Não é meu hábito dar crédito aos pedidos feitos por net, mas neste caso vou acreditar que seja verdade e que seja recente. Também se não for, não vejo inconveniente nenhum, pois concordo com ele e nem que tenha anos é sempre oportuno.
Então aqui vai a transcrição:

Caros amigos,

Alguns sabem e outros nem por isso (e assim aqui vai a notícia) mas estou em Timor a dar aulas na UNTL (Universidade Nacional de Timor Leste) no âmbito de uma colaboração com a ESE do Porto.
Aquilo que vos venho pedir é o seguinte: livros. Não vou dar a grande conversa que é para montar uma biblioteca ou seja o que for, porque não é. O que se passa é o seguinte... não sei muito bem como funcionam as instituições, nem fui mandatada para angariar seja o que for, mas o que é certo é que sou (somos!) muitas vezes abordados na rua por pessoas que desejariam aprender português mas não possuem um livro sequer e vão pedindo, o que é mto bom.
O que é certo é que a minha biblioteca pessoal não suportaria tanta pressão e nem eu, nos míseros 50 quilos a que tive direito na viagem, pude trazer grande coisa para além dos livros de trabalho de que necessito.

COMO MANDAR?
Basta dirigirem-se aos correios (CTT) e mandarem uma encomenda tarifa económica para Timor (insistam porque nem todos os funcionários conhecem este tarifário!) e mandam a coisa por 2,49 €. Claro que a encomenda não pode exceder os 2 quilos para poder ser enviada por este preço.
Devem enviar as encomendas em meu nome (Joana Alves dos Santos) para:

Embaixada de Portugal em Díli
Av. Presidente Nicolau Lobato
Edifício ACAIT
Díli - TIMOR LESTE

E O QUE MANDAR?
Mandem por favor livros de ficção, romances, novela, ensaio, livros infantis etc, etc. Evitem gramáticas e manuais escolares. Dicionários, mesmo que um pouquinho desactualizados são bem vindos. Este critério é meu e explico porquê. Alguns timorenses (estudantes e não só) são um bocado fixados em aprender gramática mas ainda não têm os skills básicos de comunicação. Parece-me melhor ideia que possam ler outras coisas, deixar-se apaixonar um bocadinho pelas histórias mesmo que não entendam as palavras todas, do que andarem feitos tolinhos a marrar manuais e gramáticas. O caso dos dicionários é outro. Um aluno, por exemplo, usa um dicionário português-inglês para tentar adivinhar o significado das palavras. Como o inglês dele tb não é grande charuto imaginam como é a coisa.
Bom, espero ter vendido bem o peixe do povo timorense. Falam pouco e mal mas na sua grande maioria manifesta simpatia pela língua portuguesa. De qualquer forma isto não vai lá (muito sinceramente) com umas largas dezenas de professores portugueses por cá. É preciso ter a língua a circular em vários meios e suportes. Espero que respondam ao meu apelo!! Eu por cá andarei sempre com um livrito na carteira para alguém que peça!

SE NÃO MANDAREM PELO MENOS DIVULGUEM

24 maio 2010

Chegamos a Singapura

Hoje faz 36 anos que chegamos a Singapura. O cruzeiro continua encontramo-nos em Moçambique.
Um abraço

18 maio 2010

O DIÁRIO

18 de Maio de 1973 - "O ARBIRU" desapareceu... afundou-se?... Iam lá "malae bots" Lembram-se?
Dia 16-05-1974 - Confirmado, amigo Silva,chegámos a Hong Kong. À noite fomos passear à cidade.
Dia 17 - "Os 4" fomos almoçar ao "Chantecler"
Dia 19 - Às 6 da manhã partimos de Hong Kong. Muito calor até Singapura - chegamos de manhã no dia 24 e saimos às 10 da noite.

Um abraço para todos

17 maio 2010

Encontro de Katuas



O José Ferreira recebeu por e-mail um convite para participar no Encontro de Katuas (XLI Encontro Nacional dos Expedicionários a Timor) e enviou-me para mim.
Como já fui a um encontro (o de Setúbal), aliás já muitos de nós fomos, lembrei-me de aproveitar o blogue para o publicitar.
Quem quiser é marcar e aparecer. Quanto a mim, não sei se conseguirei ir, mas vou tentar.
Sempre se revê gente de que já não nos lembramos, principalmente aqueles que não sendo de Maubisse se cruzaram connosco em toda a Ilha com predominância para Dili.

Esta é só para ti

Vais-te rir com certeza.

16 maio 2010

Confirmação da nossa chegada pelos serviços oficiais

Não há dúvida. A Confirmação está feita. Dia 16 de Maio de 1974.
Quanto a provas visuais bem procurei uns Slides que tinha da viagem de regresso mas não encontrei nada.
Também é curioso constatar que provavelmente o meu filho no dia 24 deve estar em Singapura, 36 anos depois de mim. Vou estar atento para ver se de facto isso acontece.
Já agora fica aqui um pedido para quem tiver imagens de Hong-Kong ou Singapura as coloque aqui para pudermos constatar as diferenças com as que se conseguem mais actuais.

Chegámos a Hong-Kong

Faz hoje 36 anos que chegamos a Hong-Kong. A nossa primeira paragem do nosso maravilhoso cruzeiro.
Há quem se interrogue dos nossos 60 anos, mas com bom aspecto, eu por mim falo, estou de cabeça lúcida como nos meus 24 anos.
Não preciso do diário do Vieira para recordar certas e determinadas peripécias passadas há 36 anos.
Hong-Kong é uma cidade fantástica, embora com muita poluição. Quando chegamos o barco ficou ao largo, não atracou no cais e aí mesmo se tornou uma autêntica feira, onde se vendia tudo, arcas em cânfora serviços de laca da china e havia de tudo um pouco e muito mais...
Quem tivesse passaporte então dirigia-se a terra, em pequenos barcos, onde se dirigiram ao porto de Kowloon para comprar as aparelhagens Akais e gozar a delicia de uma das cidades mais verdes da Asia.
Meus amigos por agora é tudo, encontramo-nos de novo em Singapura, data prevista: 24 de Maio

12 maio 2010

Agora a mesma mensagem já melhorada

Como já quase toda a gente tem telemóvel e os telemóveis já tiram fotografias, é agarrar nas fotos velhas que há lá por casa fotografar e de qualquer maneira meter aqui no blogue como eu estou a meter esta.
Eu cá vejo e faço uma pequena correcção para ficar mais bonito.
Para exemplificar o que estou a dizer na mensagem seguinte vou repetir esta mesma mensagem corrigindo o que me parece mal.
Como também não sou nenhum beleza a escrever lá vou dando os meus erros vou-me abster de fazer correcções ortográficas.

Claro que quando fizer isto as alterações serão na mensagem anterior e nada fica repetido.
Estejam à vontade. Disponham cá do rapaz porque faço isto com prazer. Quero é ver é essas relíquias que há por aí.

Uma maneira de quem não tem scanner consegui meter fotos no blogue

Como já quase toda a gente tem telemóvel e os telemóveis já tiram fotografias, é agarrar nas fotos velhas que há lá por casa fotografar e de qualquer maneira meter aqui no blogue como eu estou a meter esta.
Eu cá vejo e faço uma pequena correcção para ficar mais bonito.
Para exemplificar o que estou a dizzzer na mensagem seguinte vou repetir esta masma mensagem corrigindo o que me parece mal.
Como também não sou nenhum beleza a escrever lá vou dando os meus erros vou-me abster de fazer correcções ortográficas.

11 maio 2010

Almoço de Negócios

Não é possível fugir à realidade. Estamos num almoço de trabalho a tratar de dinamizar e reforçar o nosso blogue. Um abraço

Pois claro!!!...pá!!!... fico chateado!!!... já ninguém liga a isto....

Nem o homem do diário se lembra que ontem foi 10 de Maio, o dia da nossa partida para o maior cruzeiro da nossa vida (58 dias) e que ansiámos durante 24 meses.
Mas afinal o que é que se passa?
Está tudo a acusar a meta dos 60?
Ando eu aqui à procura de fotos de quando era um esmerado e aprumado militar e ninguém me passa cavaco!... Nem reparam que eu não era careca.... Pois claro!!!...fico chateado!...
É evidente que estou na galhofa, mas o que é verdade é que está tudo muito parado.
Eu por mim já vou prometer aparecer mais.
E tu Vieirinha tenho de falar em Same para reagires?