30 dezembro 2008

Feliz Ano Novo

Para todos os katuas e lirios da C. Caç. e comando sector, os votos de um Ano Novo cheio de saúde e felicidade na companhia das respectivas famílias.

Junto algumas lembranças do passado para recordar.

Desfile em Dili.

A visita a Timor das caras-metades.

No Capim.

P.S.: Continuem com o bom trabalho no blog.

28 dezembro 2008

Se eu não visse não acreditava

Mas foi verdade, o Oliveira a beijar o emblema do Sporting. O voo para a Terceira deu-lhe volta á cabeça. Ele bem se tenta justificar, mas não convence ninguém.

Boas Festas e Feliz Ano Novo


Olá!

O sector de informática cá de casa esteve com uns problemas técnicos, mas o Pai Natal já resolveu a situação.
Há trinta e cinco anos, o Natal foi longe da nossa terra, mas nem por isso deixámos de ter festa e árvore, com uns enfeites muito criativos.
Hoje, as árvores e as decorações são outras, mas os votos são os mesmos: a família Botelho deseja a toda a família Maubisse umas festas felizes, com muita alegria, saúde e paz, e que estes votos se prolonguem por todo o novo ano que se aproxima.

27 dezembro 2008

Vieram com o Pai Natal mas vieram

Mais dois registos que prometem para animar o blogue. Não precisam apresentação, são bem conhecidos. Começaram a medo mas, para tudo, é preciso é começar.
Obrigado por participarem
Bons dias, bons ventos, Boas Festas.

Um abraço de estreia pra todos

PRIMEIRA INTERVENÇÃO

Começo por desejar um Feliz e Salutar 2009 a todos os "Maubissianos" e, para rimar, a todos os Açoreanos. Já que falei em rima e, após os poemas e citações eruditas que já li no blog, sobretudo enviadas pelo Falcão e não só, aí vai a primeira "Papaiada".

É pau, é pau
É pau e mandioca
Katuas ba baona
Já não dorme na palhota

É pau, é pau
Mandioca não há
Katuas ba baona
E o Lírio fica cá

(Da poetisa Sukata)... E esta hein!

25 dezembro 2008

O Pai Natal vem pela noite


Lembrei-me de brincar ao Pai Natal e, vai daí, preparei uma pequena prenda para os nossos amigos Açoreanos. Este filme com algumas fotos dos nossos encontros em Janeiro deste ano e com a promessa de que chegarei à Terceira no próximo dia 8 de Janeiro muito bem acompanhado.
E até lá muitas prendas e bom início de ano novo.

22 dezembro 2008

É NATAL

Caros AMIGOS (p'ros activos! mas também p´ros espreitas!)

Mais um Natal à porta e mais um ano quase virado. Pois é!
Que os continuemos a contar por muitos e bons anos anos, de boa saúde.

Para todos e respectivas famílias, quero desejar um BOM NATAL
e um BOM ANO, ambos com MUITA SAUDE.

Um grande abraco para todos
Luis Mateus

18 dezembro 2008

FELIZ NATAL e BOM ANO DE 2009

Que a estrela do imaginário de cada um de voz, transporte a luz necessária para vos proporcionar um Natal feliz, com saúde, solidário, e em fraternidade com todos os vossos familiares.
Para o ano que aí vem, desejo a todos os participantes do Maubisse, e a todos os que com ele se identificam, um próspero 2009, na esperança que este projecto continue a crescer e a aumentar o seu número de aderentes.
Para toda a CCAÇ3522 e pessoal do CSMaubisse, votos de Boas Festas.
Abraço
Nelson Graça

13 dezembro 2008

A minha estreia no blogue


Como escriturário coube-me a mim fazer a reportagem sobre o nosso almoço. Então aqui vai:
Comemos bem, bebemos bem, rimo-nos bem e pronto acabou.

12 dezembro 2008

Coisas da Arca de Cânfora

Para aqueles a quem o Infante deu o seu cartão de visita fiquem com a informação que, apesar destes anos todos, ainda está actual, salvo o telefone que já está muito alterado e, é claro o código postal, coisa que não se usava na altura.

10 dezembro 2008

Agradecimento e Bom Natal


Feliz Natal

Feliz Natal a quem passou por Maubisse e a todo o povo Maubere:

NATAL
Nasce mais uma vez,
Menino Deus!
Não faltes, que me faltas
Neste Inverno gelado.
Nasce nu e sagrado
No meu poema,
Se não tens um presépio
Mais agasalhado.
Nasce e fica comigo
Secretamente,
Até que eu, infiel, te denuncie
Aos Herodes do mundo,
Até que eu, incapaz
De me calar,
Devasse os versos e destrua a paz
Que agora sinto, só de te sonhar.

(M. Torga, Dário XVI – 24 de DEZ)

01 dezembro 2008

De um lugar secreto

Em viagem relâmpago estou em Maubisse. Virado para Sul observo o canal da Austrália que acaba num azul intenso e profundo. À minha direita a linha do horizonte une os céus e a terra no alto da Flecha. À minha esquerda tento adivinhar o que está para além do Turiscai (hoje sem Graça!), paisagem sempre bela e acidentada. Mas estou com pressa para chegar a Hato Bilico antes da noite cair. Quem já falou em Manumera?! Quem não tem slydes de Manumera? E fotos posando com trajes típicos, coroado de luas e diademas como reis tomando posse de um reino ainda em estado puro, um Éden ainda sem pecado original?! É daí que os meus olhos contemplam a cordilheira do Ramelau e tentam adivinhar onde era a gruta que escondia o Régulo Aleixo até que a traição o entregou aos invasores. O cabo António sempre rememorava essa história de heroísmo e de infelicidade, história que em demasia se tem repetido até hoje, que contou até com novos invasores ... e, quem sabe, ainda que de forma inconsciente, tem gerado novas traições, vinganças e tão infaustos e condenáveis acontecimentos! ...
Como prometi vou para Hato Bilico. Acordar e levantar muito cedo. O Tata espera-me! O Deus da montanha tem lá o seu trono. E já lá em cima, no ponto mais alto, por momentos sou o Senhor do Sol que eu fiz acordar lá muito em baixo por entre um mar de nuvens intensamente cinzentas que escondem outros mares e outras nuvens de que também sou o Senhor ...e das montanhas que ainda carregadas de pesadas sombras ali jazem aos meus pés. Sublime! É o encantamento! Desço ao planeta dos homens mas aquele reino encantado vai perdurar em mim Luganum lugar secreto que até então eu desconhecia!

Imagem:Crux constellation map.png - Wikipédia, a enciclopédia livre

Imagem:Crux constellation map.png - Wikipédia, a enciclopédia livre