Serão sintomas de preocupação de que no regresso ficassem desmemoriados? Essa é a explicação que consigo descortinar para o sistema de segurança que, aparentemente, estava a ser montado. Mas verdade se diga que não retenho do exercício das minhas actividades que alguma vez me tenham os meus camaradas solicitado quaisquer substâncias para revitalizar a memória. Tudo gente fixe e de grande sabedoria. Então o evento agora trazido ao nosso conhecimento só pode ser obra de engenharia que perpetua a nossa estada nos montes Ramelau.
ola!.. devido ao adiantado da hora e como tenho muito para ver e comentar vou tentar ser breve ,esta cena.... quem se deve lembrar bem dela é o manuel gravito carreiro! cond.e todas as pessoas que regressavam a maubisse naquela viagem nocturna, ja conhecia esta cena por fotografias mas de outra posição ou seja do caminho para a mata, sei que houve alguns feridos não me lembro da gravidade mas penso que tenho em mente uma imagem de alguem com um braço ao peito devido a esta cena penso que nesta altura estava em same pois é! ja me pôs a minha cabeça a navegar de aileu a maubisse a tentar recordar em que zona foi aquela cena penso que foi antes de chegar à ribeira que tinha a ponte em madeira antes de começar a subir para maubisse,.... pois é ,,com coisas boas outras menos hà que recordar porque faz parte da nossa HISTORIA passada em timor e foi assim ,ja agitei as massas um pouco um abraço para ti mateus fico a aguardar pelo inicio da historia cesar
Pois é. Não garanto que assim seja, mas a foto pode bem ser a do “salvamento” no acidente ocorrido algures em 1973 (Abril? Maio?), a meio caminho entre Aileu e Maubisse. Numa noite muito escura, o Carreiro não viu um buraco na estrada e o Unimog saltou, saiu da estrada e foi precipício abaixo, até encontrar uma árvore salvadora. Feridos e opinião médica logo produzida pelo nosso camarada Câmara Pires: Mota – clavícula direita partida; Barata - uma costela partida, lábio inferior rachado; Judite – contusão num joelho. Curiosidades: - com o embate, o Ratinho foi cuspido e ficou algum tempo sem aparecer; - apesar das dores, o Mota só falava do dinheiro do pré desse mês, que estava numa pasta perdida naquela confusão, e depois encontrada; - o Carreiro estava absolutamente inconsolável por se julgar o “autor material” do acidente; - o socorro foi prestado por Maubisse, a partir dum telefonema de Aileu, para onde nosso Alperes Palcão (ileso) foi logo em passo de corrida com o próprio Carreiro (salvo erro). Nota mais importante: Maubisse, com Mateus no comando, reagiu com uma rapidez e eficiência notáveis. Nunca esquecerei o nosso alívio quando vislumbrámos as primeiras luzes descendo a montanha de Maubisse para Aileu. Mateus e demais amigos: dêem uma achega a estes factos, corrijam e completem. Um abraço para todos.
O que tenho gravado na minha memória sobre o local do acidente é que era uma curva não muito acentuada para a esquerda e com vegetação e ribeiro também do lado esquerdo mas estou farto de percorrer o mapa e não a consigo encontrar.
Então é assim! O Falcão deu o "mote"! Ele estava lá, só que era muito escuro quando de lá saiu, e não viu nada ou pouco mais que nada. Ele foi o S.O.S. via Aileu. Tanto correu que chegou lá com os "bofes" de fora. Precisou de horas para recuperar! Susto e corrida, tudo junto ... Imagine-se! O Ferreira, não se trata de desmemoriação, peso que não esteve lá! O J.C. Medeiros sabe da história, o que diz bate certo! O João Barata descreve tudo correctamente. APENAS FALHA NUM. O médico não foi comigo nem estava com os acidentados. Tanto assim que fui apelidado de "FILHO DA PUTA" por não ter levado o médico comigo! Lembro-me exactamente dos termos proferidos e de quem os proferiu - veem p!ra qui estes filhos da puta e não trazem o médico! Desabafos, não levo a mal e apenas conto a história para rir, nem que seja com riso amarelo! O médico esteve também em DILI (não sei onde ao certo), fez também a viagem a altas horas da noite, em viatura diferente (penso que na viatura que tinha distribuida), vinha à frente e não se apercebeu do acidente.Terá chegado muito tarde e em Maubisse não se sabia da sua chegada. Alás, em Maubisse, vivia-se alguma preocupação, porque à hora a que me deitei, e foi bastante tarde, não se sabia nova nem recado dos viajantes! Quanto ao grupo de socorro, efectivamente encabeçado por mim (despertado às tantas da matina), com a preciosa ajuda do AMARO (se há vida além da morte e se do lado de lá vêem aquilo que a gente faz, ele esta-se a rir, tenho a certeza!)e ainda de alguns incondicionáveis (em número julgado conveniente), enfermeiro, mecânicos e outros, para o que desse e viesse, lá fomos a toda a pressa! A cena com que nos deparamos não era realmente agradavel! A sorte dos noctivagos foi que a linha de água(seca) onde o Unimog caiu estava a pouca altura e a queda foi amortizada por arbustos/arvores da barreira.Estou a ver o cenário e o sitio donde foi tirado o Unimog.O fotógrafo de serviço foi o Amaro. O Black disse inicialmente que não se lembrava, mas ele sabe, e descreve correctamente o sítio! Pois é! isto já vai muito longo! Mas os "meninos" e "menina" resolveram ir para a "farra" até às tantas, e depois da farra fazer a viagem de DILI para Maubisse! Viagem que saiu atribulada! Pergunta à Scolari!!!... E O BURRO SOU EU?!!! Um abraço a todos. Mateus.
Com tantos cuidado e acabei por cometer erros. Aqui vai a ERRATA! - Onde se lê " o Ferreira .... peso que..." deve ler-se " o Ferreira ... penso que..." - Onde se lê "O João Barata... ....APENAS FALHA NUM". deve ler-se "APENAS FALHA NUM DETALHE" Com o pedido de desculpa Abraço Mateus
Será que o João Barata ainda guarda a cassete onde gravou as noticias de uma qualquer rádio Australiana por onde tivemos conhecimento do acontecimento?!
Tenho que manifestar o meu mais nobre pensamento quando tomei conhecimento do 25 de Abril, que foi:
Ai que o barco volta para trás!?......
Mas, felizmente e para o bem de todos o barco não voltou para trás e passámos a ter um país democrata, embora nem todos saibamos ser democratas, mas com tempo lá chegaremos.
Esta cena não me lembro, mas lembro-me de um salvamento na Ribeira de Betano, que o Barata e o César Medeiros também se devem lembrar, com uma noite dormida no Unimog e pequeno-alomoço oferecido pelo pessoal da Timor-Oil. Alguém se lembra?
Ainda em relação ao local do acidente, continuo com as minhas dúvidas que tenha sido ente Aileu e Maubisse e não ente Díli e Aileu. Não consigo encontrar nenhuma curva com a descrição que tenho na memória não sendo já perto de Maubisse por isso não vejo lógica nenhuma de o Falcão ter andado para trás para ir buscar auxilio. Haverá alguém que consiga confirmar o local? Quanto ao Aragão que sejas bem aparecido e que apareças com mais frequência, e embora eu não tenha, por sorte, andado nessas andanças parece-me que quem tem muito para contar é a Timor-Oil porque pelo que me lembro houve mais gente atascada a usar o seu auxilio. Aquela ribeira de Betano parece que deu muito que fazer.
13 comentários:
Se bem me lembro falta a cena do "antes" mas não estava ninguém para a filmar e a escuridão ainda era densa ... (Será?!)
Serão sintomas de preocupação de que no regresso ficassem desmemoriados?
Essa é a explicação que consigo descortinar para o sistema de segurança que, aparentemente, estava a ser montado.
Mas verdade se diga que não retenho do exercício das minhas actividades que alguma vez me tenham os meus camaradas solicitado quaisquer substâncias para revitalizar a memória.
Tudo gente fixe e de grande sabedoria. Então o evento agora trazido ao nosso conhecimento só pode ser obra de engenharia que perpetua a nossa estada nos montes Ramelau.
ola!.. devido ao adiantado da hora e como tenho muito para ver e comentar vou tentar ser breve ,esta cena.... quem se deve lembrar bem dela é o manuel gravito carreiro! cond.e todas as pessoas que regressavam a maubisse naquela viagem nocturna, ja conhecia esta cena por fotografias mas de outra posição ou seja do caminho para a mata, sei que houve alguns feridos não me lembro da gravidade mas penso que tenho em mente uma imagem de alguem com um braço ao peito devido a esta cena penso que nesta altura estava em same pois é! ja me pôs a minha cabeça a navegar de aileu a maubisse a tentar recordar em que zona foi aquela cena penso que foi antes de chegar à ribeira que tinha a ponte em madeira antes de começar a subir para maubisse,.... pois é ,,com coisas boas outras menos hà que recordar porque faz parte da nossa HISTORIA passada em timor e foi assim ,ja agitei as massas um pouco um abraço
para ti mateus fico a aguardar pelo inicio da historia cesar
Não me lembro nada deste "filme".
Pois é. Não garanto que assim seja, mas a foto pode bem ser a do “salvamento” no acidente ocorrido algures em 1973 (Abril? Maio?), a meio caminho entre Aileu e Maubisse. Numa noite muito escura, o Carreiro não viu um buraco na estrada e o Unimog saltou, saiu da estrada e foi precipício abaixo, até encontrar uma árvore salvadora.
Feridos e opinião médica logo produzida pelo nosso camarada Câmara Pires: Mota – clavícula direita partida; Barata - uma costela partida, lábio inferior rachado; Judite – contusão num joelho.
Curiosidades:
- com o embate, o Ratinho foi cuspido e ficou algum tempo sem aparecer;
- apesar das dores, o Mota só falava do dinheiro do pré desse mês, que estava numa pasta perdida naquela confusão, e depois encontrada;
- o Carreiro estava absolutamente inconsolável por se julgar o “autor material” do acidente;
- o socorro foi prestado por Maubisse, a partir dum telefonema de Aileu, para onde nosso Alperes Palcão (ileso) foi logo em passo de corrida com o próprio Carreiro (salvo erro).
Nota mais importante: Maubisse, com Mateus no comando, reagiu com uma rapidez e eficiência notáveis. Nunca esquecerei o nosso alívio quando vislumbrámos as primeiras luzes descendo a montanha de Maubisse para Aileu.
Mateus e demais amigos: dêem uma achega a estes factos, corrijam e completem.
Um abraço para todos.
O que tenho gravado na minha memória sobre o local do acidente é que era uma curva não muito acentuada para a esquerda e com vegetação e ribeiro também do lado esquerdo mas estou farto de percorrer o mapa e não a consigo encontrar.
Então é assim!
O Falcão deu o "mote"! Ele estava lá, só que era muito escuro quando de lá saiu, e não viu nada ou pouco mais que nada. Ele foi o S.O.S. via Aileu. Tanto correu que chegou lá com os "bofes" de fora. Precisou de horas para recuperar! Susto e corrida, tudo junto ... Imagine-se!
O Ferreira, não se trata de desmemoriação, peso que não esteve lá!
O J.C. Medeiros sabe da história, o que diz bate certo!
O João Barata descreve tudo correctamente. APENAS FALHA NUM.
O médico não foi comigo nem estava com os acidentados. Tanto assim que fui apelidado de "FILHO DA PUTA" por não ter levado o médico comigo!
Lembro-me exactamente dos termos proferidos e de quem os proferiu - veem p!ra qui estes filhos da puta e não trazem o médico!
Desabafos, não levo a mal e apenas
conto a história para rir, nem que seja com riso amarelo!
O médico esteve também em DILI (não sei onde ao certo), fez também a viagem a altas horas da noite, em viatura diferente (penso que na viatura que tinha distribuida), vinha à frente e não se apercebeu do acidente.Terá chegado muito tarde e em Maubisse não se sabia da sua chegada.
Alás, em Maubisse, vivia-se alguma preocupação, porque à hora a que me deitei, e foi bastante tarde, não se sabia nova nem recado dos viajantes!
Quanto ao grupo de socorro, efectivamente encabeçado por mim (despertado às tantas da matina), com a preciosa ajuda do AMARO (se há vida além da morte e se do lado de lá vêem aquilo que a gente faz, ele esta-se a rir, tenho a certeza!)e ainda de alguns incondicionáveis (em número julgado conveniente), enfermeiro, mecânicos e outros, para o que desse e viesse, lá fomos a toda a pressa!
A cena com que nos deparamos não era realmente agradavel! A sorte dos noctivagos foi que a linha de água(seca) onde o Unimog caiu estava a pouca altura e a queda foi amortizada por arbustos/arvores da barreira.Estou a ver o cenário e o sitio donde foi tirado o Unimog.O fotógrafo de serviço foi o Amaro.
O Black disse inicialmente que não se lembrava, mas ele sabe, e descreve correctamente o sítio!
Pois é! isto já vai muito longo!
Mas os "meninos" e "menina" resolveram ir para a "farra" até às tantas, e depois da farra fazer a viagem de DILI para Maubisse!
Viagem que saiu atribulada!
Pergunta à Scolari!!!...
E O BURRO SOU EU?!!!
Um abraço a todos.
Mateus.
Com tantos cuidado e acabei por cometer erros.
Aqui vai a ERRATA!
- Onde se lê " o Ferreira .... peso que..." deve ler-se " o Ferreira ... penso que..."
- Onde se lê "O João Barata... ....APENAS FALHA NUM". deve ler-se "APENAS FALHA NUM DETALHE"
Com o pedido de desculpa
Abraço
Mateus
Já agora!
E VIVA O "25 de ABRIL"!
(Quem não gostar que não coma!)
Será que o João Barata ainda guarda a cassete onde gravou as noticias de uma qualquer rádio Australiana por onde tivemos conhecimento do acontecimento?!
Maateus
Tenho que manifestar o meu mais nobre pensamento quando tomei conhecimento do 25 de Abril, que foi:
Ai que o barco volta para trás!?......
Mas, felizmente e para o bem de todos o barco não voltou para trás e passámos a ter um país democrata, embora nem todos saibamos ser democratas, mas com tempo lá chegaremos.
Esta cena não me lembro, mas lembro-me de um salvamento na Ribeira de Betano, que o Barata e o César Medeiros também se devem lembrar, com uma noite dormida no Unimog e pequeno-alomoço oferecido pelo pessoal da Timor-Oil.
Alguém se lembra?
Ainda em relação ao local do acidente, continuo com as minhas dúvidas que tenha sido ente Aileu e Maubisse e não ente Díli e Aileu.
Não consigo encontrar nenhuma curva com a descrição que tenho na memória não sendo já perto de Maubisse por isso não vejo lógica nenhuma de o Falcão ter andado para trás para ir buscar auxilio.
Haverá alguém que consiga confirmar o local?
Quanto ao Aragão que sejas bem aparecido e que apareças com mais frequência, e embora eu não tenha, por sorte, andado nessas andanças parece-me que quem tem muito para contar é a Timor-Oil porque pelo que me lembro houve mais gente atascada a usar o seu auxilio.
Aquela ribeira de Betano parece que deu muito que fazer.
Ó meuzs zamigosze...ze bê-se logo que o Unimog que os foi safar é o Unimog grande (404) do Sector! Isso eu lhes posso garantir!
AntºPinto Ribeiro
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