22 abril 2009

Visualizar as estradas de Maubisse

Agora quem quiser visualizar as estradas, e não só, de Timor, já o pode fazer utilizando o link (Mapa das Estradas de Maubisse) que acabei de pôr nas “ligações a Timor”.
Assim já o César e outros, de certeza iram confrontar o que ainda existe na memoria e o é na realidade.
Já agora se alguém conseguir identificar o local da foto da mensagem anterior que o diga.
Boas horas passadas de volta do Mapa e das recordações.

9 comentários:

João Barata disse...

Francamente, não sei que diga. Nem que sinta... Percorro com o rato as estradas a partir de Maubisse e, seja qual for a direcção, só vejo casas e mais casas. No nosso tempo havia Maubisse, Alto da Flecha, Manomera, Ainaro, Same e pouco mais. Nos intervalos era só mata, pedras, um deserto sem casas. E solavancos, claro. E curvas, embora essas - muitas e pavorosas - ainda persistam. Mas hoje, pelos vistos, há casas à beira da estrada para onde quer que a gente se vire. Foi assim tão intenso o povoamento forçado pela transmigração indonésia dos anos 80? E alguém consegue identificar a diligência de Same? Eu creio que foi engolida por toda aquela construção à beira dos caminhos. E sobre Maubisse, engano-me ou entretanto já destruiram as casernas e o parque auto, que ainda há poucos anos foram ocupados pelos para-quedistas portugueses?

José Pedreiras (Black) disse...

Não te enganas não.
De facto já não existem as casernas nem o Parque Auto que era ultimamente a Escola de Maubisse, mas não deixa de ser interessante ver que algumas coisas estão inalteráveis: O comando da Companhia, o Sector, a casa do Dinis e na vila até as casas chinas parecem as mesmas.

José Pedreiras (Black) disse...

Esqueci-me de Same.
Embora eu conheça mal Same, julgo que a diligência está na zona onde existem nuvens e também por perto vilumbro algo que me parece a piscina.
Será?

JOTA disse...

Olá. Boa noite.
Em 1972 tinha 9 anos e morava em Maubisse.
Foi uma surpresa encontar um blogue sobre Maubisse e fiquei cheio de saudades daqueles tempos. Pareceque o tempo não passou, a rua dos chineses está igual e a zona da pousada, que é a que eu me lembro melhor,parece parada no tempo.
Creio que me lembro do senhor da foto (do mais alto). Mas vou pergunar lá por casa a ver se é mesmo.
Abraços a todos.

José Pedreiras (Black) disse...

JOTA: deixaste-nos intrigados sem saber quem és , mas não deixamos de ter prazer de saber que também andas-te por Maubisse. Poderei pensar quem serás mas não tenho a certeza. Que tal veres o meu e-mail no meu perfil e enviares-me o teu para que te possa enviar um convite para participares neste Blogue.

Luis Mateus disse...

Já ocupei algum tempo a espiolhar os caminhos e aldeamentos que retenho na memória.
Muitas coisas consigo identificar.
EM MAUBISSE:
- na antiga zona militar algumas construções estão lá, outras parece terem sido destruidas;
- os arruamentos nossos conhecidos, a Pousada e algumas construções identificam-se com facilidade.
EM SAME:
- não consegui ainda identificar a zona da diligência
- identifica-se a zona alta 0nde estava a Administração do Posto, Piscina (vê-se o sitio dela)e mais algumas coisas.
Uma coisa é certa: o índice de construção é uma loucura, há zonas onde não dá para identificar nada, eu pelo menos não consegui ainda.
Fica-se de "boca aberta"!
Em AILEU e DILI é impressionante!
Não me parece que haja muitas mais estradas. Poderão ter sido melhoradas as que existiam e não muito mais. Fico com esta ideia!
Será que aquele índice de construção corresponde ao desenvolvimento daquele povo?!!!
Mateus.

José Pedreiras (Black) disse...

É correcto Mateus, o índice corresponde ao crescimento, só que é inversamente proporcional.

João César T. Medeiros disse...

OLÁ..!hoge vou tentar dar um pouco mais de atenção a certas novidades que à dias encontrei aqui no blogo.
Começando pelo mapa das estradas ,É bom que haja cabeças como a tua Blak.! esta do mapa é fixe,,É como dizes ,,fazer trabalhar o subcnsciente do pessoal enteressado em dar umas curvas nas VIAS rapidas de timor,
EU por exemplo tenho dado umas voltinhas sempre que apanho
o comp.do meu filho disponivel porque este que utilizo não tem o programa google earth instalado sendo assim tenho agora o mapa disponivel sempre que quizer dar uma voltinha por maubisse ou same um muito obrigado para ti Blak
um abaço do cesar

João César T. Medeiros disse...

Já agora e voltandoao assunto mapa
vejo que as pessoas que já comentaram ainda não descobriram o localda da deligencia de same.
Se não estou em erro fica perto da zona das nuvens,portanto quando vou a timor via google e depois de estar na zonade same aparece a vila na zona do mercado zona esta de fácil conhecimento depois desço o mapa no monitor seguindo a estrada que seguia da vila para a delig. à uma retazinha uma lig. curva à direita mais outra reta e quaize no fim da seg. reta à direita está lá a delig. o caminho
da entrada da estrada para dentro
e logo de seguida a entrada da delig á esquerda ,parece que está lá o edificio da delg. no ladoesquerdo parece a casa do carlos e se alguem reparar à direita do edifi. mais comprido para tráz da zona que era a cozinha já na zona fora havia duas ou tres palhotas que eram de familiares do carlos pois ainda se vê algo parecido no mesmo sitio
voltando à estrada ,á saida da delig.existe ja umas casas do outro lado da estra ,seguindo em direção a maubi. passa-se pela zona de nuvens mais a frente seguindo um pouco para a esquerda
do mapa encontra-se a reta que era conhecida por alameda de same que no fim em cima havia um aldeamento aonde morava o major lourenço e familiares depois seguia-se para maubisse eu ainda o heide fazer!
AQUI SENTADO...CLARO!
voltando àzona de same como se vê super povoada da para perceber que a estrada que leva ao alto àzona administração fica no canto junto à loja dos ant. chineses e vai sair lá em cima perto do ant.edif.administração a piscina ainda lá está o edif da escola à direita abaixo da piscina só o que não se vê é a pousada e as casas dos enfermeiros dá a impressão que estão lá mas destruidas mais abaixo dá para se perceber o hospital de same e o caminho que descia e voltavamos a sair junto ao mercado este desaparece mais a baixo por entre as arvores e penso que já não dá saída por aquele sitio isto é não conseguiuv~er estrada na saída junto ao bazar mas pelo que da a perceber parece que a zona alta de same está como abandonada se assim for é uma pena porque era uma zona bonita BOM ...por hoge ..chega
a todos um abrço do Cesar
P.S.vou tentar chegar ainda hoge a maubisse..`Háháháhá.Bremmmmmmm